quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rádios Portáteis - Philco Ford

   A marca teve origem nos Estados Unidos, quando a indústria Ford Motor Company comprou a indústria Philco em 1961, a partir dai todos os produtos deveriam ser chamados mundialmente de Philco Ford.
   Durante os anos 60 e 70 a marca Philco Ford foi muito forte em território nacional, seus produtos eram de grande qualidade apesar das dificudades de se fabricar produtos eletrônicos no Brasil, na década de 80 a marca foi absorvida pela Philips e atualmente possui o nome de Britania.
   Neste mesmo periodo existia em território nacional uma certa preferência por produtos portáteis, nos quais a Philco Ford fabricava uma grande gama de aparelhos desse porte que eram desde pequenos rádios até aparelhos de televisão.
   Aqui estão reunidos alguns aparelhos de rádio deste periodo:

   Philco Ford Sport:
   Este pequeno aparelho de radio tem frequencia para 3 ondas diferentes


   Philco Ford:
   Solid State 4 Faixas - Este é marrom e preto, mas existiam uma serie de combinações de cores de acordo com o gosto do freguês e dependendo das lojas em que se localizavam.



(Detalhe do botão maior somente na lateral direita)

(Trata-se do mesmo modelo em cores diferentes este é vermelho e branco combinação de cor que estava em alta nos anos 70)


     Philco Ford:
     Este também é um Solid State, mas não tenho certeza do número de faixas ao certo, como este possui FM e sendo do mesmo modelo que o anterior acredito que ele tenha 5 faixas.



(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)

    Philco Ford Transistone:
     Este último aparelho acredito que seja um dos primeiros desse tipo por apresentar apenas duas faixas, mas este é menor do que os outros e possui a inscrição Transistone.


(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Embalagens Antigas

  Durante os anos 60 a fabricante de creme dental Kolynos de maneira experimental começa a concientizar as pessoas sobre a importância da limpeza bocal, para isto, lança a promoção em que a pessoa compra o creme dental e leva uma escova de dentes da mesma marca algo que parece elementar, mas que a maioria da população não tinha um acesso direto.(chamada atualmente de Sorriso que mantem até o mesmo formato das propagandas antigas da Kolynos)



   Achocolatados tambem não eram tão acessiveis, mas com o passar dos anos foram tornando cada vez mais comuns e populares principalmente para aqueles que não gostam de leite puro, neste exemplo temos o Nescau que hoje possui suas latas modernas mas que por muitos anos décadas de 80 e 90 manteram a mesma cara.


Televisores Sanyo CTP 37...

   No inicio da década de 80 a marca de televisores Sanyo fabricou pequenos aparelhos de TV, nos quais eram menores (não passavam de 16 Polegadas e tinham seus gabinetes em "plastico"), e que de uma certa forma ajudaram a popularizar os aparelhos coloridos no Brasil.

   Este é o mais comum não sei ainda o modelo de fabricação mais sei que foi fabricado mais ou menos em 1982 possui a inscrição Solid State.


   Outros Modelos:
   CTP 3714 COLOR Deluxe




(Material de fabricação parecido com plastico)


(Seletor de Canais com mesmas funções que o anterior)

  Modelo: CTP 3712 Solid State





(Sintonizador de canais fechado por uma tampa e material das laterais em madeira)
  

Marcas Extintas

  No Brasil existiram marcas que até já foram famosas, mas com o passar dos anos foram abandonadas e esquecidas e até mesmo absolvidas por outras maiores e com maiores recursos.
  O caso a seguir trata-se de uma pequena empresa localizada no bairro da Mooca nos anos 50, com o nome de Bonark fabricava televisores durante o periódo dos televisores Preto e Branco, o modelo a seguir é uma Bonark de 1959.


   Ordem das funcionalidades dos botões:
- Liga/Volume
- Contraste
- Brilho
- Seletor de Canais




   O mesmo ocorreu com a marca de refrigeradores Ibesa - Industria Brasileira de Embalagens, famosa por suas geladeiras a querozene usadas principalmente no campo, mas fugindo a regra tenho por enquanto esta Gelomatic que funcionava com eletricidade produzida em 1964.




Radinhos da Copa

 Gostaria de iniciar esse Blog falando sobre coisas que as vezes passam batido em nossas casas e que as vezes pensamos que estão ultrapassadas e que por fim não valem nada e acabam indo infelizmente para o lixo.
  Este radinho de pilha parece comum mas tem um grande valor histórico.
  No Período de Copa do Mundo é muito comum aparecer coisas promocionais, nas quais são brindes ou até mesmo compramos, este é o caso desse radio portatil da Motoradio modelo Dunga II que tem uma pequena inscrição que indica o Brasil como Tri Campeão do Mundo, este radinho foi lançado em 1974 para que os ouvintes dos jogos da copa seguinte recordem dos títulos Mundiais já alcançados.



   Este outro exemplo trata-se de um radio portatil da Philips produzido juntamente com a Duracell durante a Copa do Mundo de 1982, acredito que seja algum tipo de promoção ou patrocinio das duas empresas durante os jogos da Copa daquele ano.