quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rádios Portáteis - Philco Ford

   A marca teve origem nos Estados Unidos, quando a indústria Ford Motor Company comprou a indústria Philco em 1961, a partir dai todos os produtos deveriam ser chamados mundialmente de Philco Ford.
   Durante os anos 60 e 70 a marca Philco Ford foi muito forte em território nacional, seus produtos eram de grande qualidade apesar das dificudades de se fabricar produtos eletrônicos no Brasil, na década de 80 a marca foi absorvida pela Philips e atualmente possui o nome de Britania.
   Neste mesmo periodo existia em território nacional uma certa preferência por produtos portáteis, nos quais a Philco Ford fabricava uma grande gama de aparelhos desse porte que eram desde pequenos rádios até aparelhos de televisão.
   Aqui estão reunidos alguns aparelhos de rádio deste periodo:

   Philco Ford Sport:
   Este pequeno aparelho de radio tem frequencia para 3 ondas diferentes


   Philco Ford:
   Solid State 4 Faixas - Este é marrom e preto, mas existiam uma serie de combinações de cores de acordo com o gosto do freguês e dependendo das lojas em que se localizavam.



(Detalhe do botão maior somente na lateral direita)

(Trata-se do mesmo modelo em cores diferentes este é vermelho e branco combinação de cor que estava em alta nos anos 70)


     Philco Ford:
     Este também é um Solid State, mas não tenho certeza do número de faixas ao certo, como este possui FM e sendo do mesmo modelo que o anterior acredito que ele tenha 5 faixas.



(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)

    Philco Ford Transistone:
     Este último aparelho acredito que seja um dos primeiros desse tipo por apresentar apenas duas faixas, mas este é menor do que os outros e possui a inscrição Transistone.


(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)


6 comentários:

  1. Olá, em primeiro lugar quero dizer que achei super bacana seu blog! Relembrei muita coisa da minha infância, inclusive os rádios Philco sobre os quais faço algumas observações.
    Realmente o Transistone foi o primeiro da linha, esse só tem AM mas existiu a versão com AM e OC, o qual possuo, feito nos anos 60. A entrada p/ energia era uma adaptação comum na época, muitos ouviam rádio o dia todo, em casa, no trabalho... e aí haja pilha! O da foto já usava 4 pilhas mas tinha os de 3 que usava transistores eram de germânio, não de silício.
    O vermelho foi o último da linha, com 2 faixas, AM / FM, meu pai usou anos a fio no trabalho, note que retiraram as ondas curtas, ele já era dos anos 80. E meu avô possuía um Solid State de 3 faixas, veja que a quarta "faixa" é só a escala do mostrador (REF), ele tem OC1 (60 e 49m), OC2 (31 e 25m) e AM.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos aqueles, minha avô tinha um Rádio Philco Transistone II, cheguei a reforma-lo pra ela, depois ela deu pro meu tio escutar futebol.
    Ainda me lembro que este rádio usava transistores de germânio, AF117, AC188 e AC189. Hoje em dia este mesmo rádio esta custando R$ 500,00, se minha avô soubesse não teria dado pro meu tio esta relíquea da philco.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Eu tenho um rádio philco ford solid slate e o gabinete está bem surrado. Gostaria de saber se posso pintá-lo com tinta de spray, ou se existe alguma tinta especial ou se não é possível. Grato.

    ResponderExcluir
  4. A minha falecida avó tinha um rádio Philco Ford com 3 faixas, AM e 2 faixas de Ondas Curtas, na cor bege, dos anos 70. Era um excelente rádio a pilhas! Quando eu passava as férias escolares na casa da minha avó, eu ficava ouvindo a Rádio Globo com ela. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  5. A minha falecida avó tinha um rádio Philco Ford com 3 faixas, AM e 2 faixas de Ondas Curtas, na cor bege, dos anos 70. Era um excelente rádio a pilhas! Quando eu passava as férias escolares na casa da minha avó, eu ficava ouvindo a Rádio Globo com ela. Bons tempos!

    ResponderExcluir