quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rádios Portáteis - Philco Ford

   A marca teve origem nos Estados Unidos, quando a indústria Ford Motor Company comprou a indústria Philco em 1961, a partir dai todos os produtos deveriam ser chamados mundialmente de Philco Ford.
   Durante os anos 60 e 70 a marca Philco Ford foi muito forte em território nacional, seus produtos eram de grande qualidade apesar das dificudades de se fabricar produtos eletrônicos no Brasil, na década de 80 a marca foi absorvida pela Philips e atualmente possui o nome de Britania.
   Neste mesmo periodo existia em território nacional uma certa preferência por produtos portáteis, nos quais a Philco Ford fabricava uma grande gama de aparelhos desse porte que eram desde pequenos rádios até aparelhos de televisão.
   Aqui estão reunidos alguns aparelhos de rádio deste periodo:

   Philco Ford Sport:
   Este pequeno aparelho de radio tem frequencia para 3 ondas diferentes


   Philco Ford:
   Solid State 4 Faixas - Este é marrom e preto, mas existiam uma serie de combinações de cores de acordo com o gosto do freguês e dependendo das lojas em que se localizavam.



(Detalhe do botão maior somente na lateral direita)

(Trata-se do mesmo modelo em cores diferentes este é vermelho e branco combinação de cor que estava em alta nos anos 70)


     Philco Ford:
     Este também é um Solid State, mas não tenho certeza do número de faixas ao certo, como este possui FM e sendo do mesmo modelo que o anterior acredito que ele tenha 5 faixas.



(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)

    Philco Ford Transistone:
     Este último aparelho acredito que seja um dos primeiros desse tipo por apresentar apenas duas faixas, mas este é menor do que os outros e possui a inscrição Transistone.


(Parte traseira do aparelho podendo ser a pilha ou energia elétrica)


8 comentários:

  1. Olá, em primeiro lugar quero dizer que achei super bacana seu blog! Relembrei muita coisa da minha infância, inclusive os rádios Philco sobre os quais faço algumas observações.
    Realmente o Transistone foi o primeiro da linha, esse só tem AM mas existiu a versão com AM e OC, o qual possuo, feito nos anos 60. A entrada p/ energia era uma adaptação comum na época, muitos ouviam rádio o dia todo, em casa, no trabalho... e aí haja pilha! O da foto já usava 4 pilhas mas tinha os de 3 que usava transistores eram de germânio, não de silício.
    O vermelho foi o último da linha, com 2 faixas, AM / FM, meu pai usou anos a fio no trabalho, note que retiraram as ondas curtas, ele já era dos anos 80. E meu avô possuía um Solid State de 3 faixas, veja que a quarta "faixa" é só a escala do mostrador (REF), ele tem OC1 (60 e 49m), OC2 (31 e 25m) e AM.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos aqueles, minha avô tinha um Rádio Philco Transistone II, cheguei a reforma-lo pra ela, depois ela deu pro meu tio escutar futebol.
    Ainda me lembro que este rádio usava transistores de germânio, AF117, AC188 e AC189. Hoje em dia este mesmo rádio esta custando R$ 500,00, se minha avô soubesse não teria dado pro meu tio esta relíquea da philco.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Eu tenho um rádio philco ford solid slate e o gabinete está bem surrado. Gostaria de saber se posso pintá-lo com tinta de spray, ou se existe alguma tinta especial ou se não é possível. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu éra criança eu ouvia a rádio gaúcha num rádio phico ford

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde tenho um rádio deste Philco Forde mw sw1 sw2 sw3 sw4 sw5 preto funcionando ainda perfeitamente

    ResponderExcluir
  7. Esse último, eu não sabia que poderia adaptar para a energia elétrica. Ouvia muito quando criança. O meu pedido para a minha mãe era para comprar um kit de 4 pilhas para ouvir durante o mês. É, assim foi por alguns anos. Ainda temos ele, mas está sem o cordão das faixas. Ele pegava bem limpinho sem interferência da rede elétrica. A noite pegava faixas de outros estados além do CE e RN. Globo de Rio, Sociedade da Bahia.

    ResponderExcluir