segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Marcas Extintas II - Colorado RQ

  Em 1970 surgia uma nova marca de televisores em território nacional que chamava-se Colorado Rádio e Televisão S.A., esta nova marca chamou atenção não só pelo seu slogan "Prestígio e categoria com reserva de qualidade",como também, soube explorar muito bem o momento de espectativa pela Copa do Mundo.
  A marca utilizou-se primeiramente da figura do melhor jogador da seleção canarinho de todos os tempos, nada menos que Pelé que já acumulava alem de títulos inumeros comerciais como garoto propaganda.
  As propagandas dos televisores Colorado RQ durante um longo período da década de 1970, tiveram a imagem de Pelé tornando seus aparelhos cada vez mais populares, alem disso durante a Copa de 1970 nas pequenas cidades do interior brasileiro a marca organizou-se nas praças públicas, colocando seus aparelhos de TV a disposição nos jogos do Brasil.
  Na Copa do Mundo de 1974 a Colorado continuava mantendo o Pelé como garoto propaganda, não somente aparecendo em propagandas como também visitas pelas grandes lojas de eletrônicos da época. A Colorado tinha como "carro chefe" seus televisores Colorado RQ e continuava investindo na imagem do futebou para popularizar a marca, até mesmo sendo patrocinador de campeonatos dentro do Brasil estratégia que teve resultados positivos ate meados da década de 1970.
  No final da década de 1970 a marca acabou perdendo força no mercado brasileiro como tantas outras até que finalmente sumiu em 1979.

  - Não tenho certeza se a marca conseguiu se estabelecer em meio aos televisores à cores pelo motivo de que até hoje não consegui ver nenhum televisor colorido da marca, nem mesmo sendo vendido como sucata, mas sei que existem propagandas que mostram televisores Colorado RQ à cores eu gostaria de saber se este é o verdadeiro motivo da marca ter desaparecido? Já que não encontro em lugar algum na internet a história da marca.
 (As imagens aqui veiculadas foram retiradas do site Mercado Livre.com, assim sendo, alguns modelos encontram-se ainda a disposição para compra no mesmo).

 A seguir algumas fotos das inscrições na parte traseira dos televisores modelo Iguaçu e Ipanema:





  Colorado RQ:
  - Acredito que seja um dos primeiros aparelhos da marca lançado em 1970:





 
  Colorado RQ:
  Este é um dos primeiros aparelhos de 12 polegadas portateis também lançado em 1970
  - O modelo da foto é de aproximadamente 1975:



 
    Colorado RQ:
    - Modelo Ipanema:


  Colorado RQ:
  - Modelo Iguaçu





  Colorado RQ:
   - Este modelo é de aproximadamente 1972:




(Emblema da Marca)

   Colorado RQ:
   - Ultimos modelos de aproximadamente 1975-79




  Colorado RQ:
  - Ultimos modelos portateis aproximadamente 1975-79





(Estes ultimos aparelhos portateis tinham seus gabinetes em varias cores comum nos anos 70)

26 comentários:

  1. Muito eu consertei destas tv´s, eu tenho saudade desta época, ainda tenho uma 12" PB funcionando aqui em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos voce tem ainda essa tv e me diga uma coisa voce nao sabe quem tbem possa ter essa tv e que to procurando pra preencher as coleções e que tenho uma mas so falta consertar ela que ta somente sem imagem mas o som ta perfeito

      Excluir
  2. Ola amigo consertei varias destas até na autorizada da colorado eu estive,bons tempos,tive as colorados coloridas valvuladas e as transistorizadas ja no final da época de ouro da marca,quando me parece que ela havia se juntado com a telefunken,era comum ver televisores coloridos semelehntes somente com o logotipo trocado,até hj procuro por estes televisores para coleção são raros se encontrar tem o fm6 se não me engano parecia se montagen alemã com peças blaupunkt,uma coisa bem moderna para época com controle remoto super sonico toda digital.bem espero contribuir com seu blg

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Existiu uma tv colorado colorida...era de 26 polegadas e valvulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela era mista, tinha valvulas e transistores. Consertei muuuuuitas destas. Saudades.

      Excluir
    2. A Colorado produziu TVs a cores com projeto próprio, mas em meados dos anos 70 passou a fabricar televisores com tecnologia da Blaupunkt alemã. Eram os aparelhos mais sofisticados no mercado à época e com controle remoto.

      Excluir
    3. CONSERTEI AS P/B E AS COLORIDAS.

      Excluir
  5. Marcos abreu voce sabe me dizer eu tenho uma dessas mas so que bege eu acho e que eu consegui resolvaer o problema do transistor de saida de horizontal mas agora a imagem nao aparece voce poderia me dizer o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  6. A Colorado passou a fabricar TV a cores com tecnologia da Bosch - Blaupunkt e acabou sendo absorvida por elas em 1980.

    ResponderExcluir
  7. ola pessoal..tenho um colorado modelo iguaçu....se alguem tiver interesse em comprar ou restaurar..favor entrar em contato comigo por este e-mail claus@cooperhabrs.com.br!obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho uma foto de infância ao lado de uma Colorado RQ, modelo Ipanema.

    ResponderExcluir
  9. Também tenho foto da minha infância com a televisão colorado ao fundo, quantas programações que me reportam ao passado como carga pesada, trapalhões, fantástico, planeta dos macacos, novelas, sessão da tarde e outros que eu vivi através deste aparelho. Agora a única maneira de reviver esse passado é através da memória.

    ResponderExcluir
  10. Meu pai Tem uma COLORADO RQ modelo: IGUAÇU e um radio marca SEMP modelo: PT-76 4 faixas OM e 3 OC na tv eu gostava de tarzan, shazan xerife e companhia, globo de ouro, planeta dos macacos, os trapalhões, fantástico e outros no radio meu pai adorava ouvir EDGAR DE SOUZA, ZÉ BETTIO, e o programa LINHA SERTANEJA CLASSE A apresentado por ZÉ RUSSO Minha irmã as radionovelas. Não tenho saudades deste tempo.

    ResponderExcluir
  11. tenho uma colorado vermelha, desta mesma da ultima foto, so q nao esta funcionando. se alguem tuver interesse 'e so me mandar um email. juliana_oliveirasoares@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consertei muitas tvs colorado, saudade deste tempo!!!!!

      Excluir
  13. Meu pai comprou duas tv's colorado em cores em 1978,a aparencia era tipo imitando madeira, usamos as tv's ate 1989.Elas tinham uma mesinha com grades de metal tipo como se para colocar revistas e tinham rodinhas, ate ler este post eu achava que meu pai as tinha comprado no paraguai, incrivel saber que elas eram fabricacao nacional.Naquela epoca poucos programas eram em cores.

    ResponderExcluir
  14. Muitas saudades.
    Eu fui funcionário da Colorado RQ no ano de 1975 até o ano de 1977, sai da empresa um pouco antes de ser vendida para a Telefunken.
    A colorado era na rua Alfonso Celso na Vila Mariana SP.
    Eu trabalhava na assessoria técnica da produção. Só saudades... vitvals@ziomail.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muitas saudades.
    Eu fui funcionário da Colorado RQ no ano de 1975 até o ano de 1977, sai da empresa um pouco antes de ser vendida para a Telefunken.
    A colorado era na rua Alfonso Celso na Vila Mariana SP.
    Eu trabalhava na assessoria técnica da produção. Só saudades... vitvals@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola colegas bom dia,aqui e o carelli de marilia e queria diser que a primeira tv que tivemos foi uma colorado RQ que meu pai comprou na loja do bau,eu tinha uns oito anos e estou a procura de uma colorado a cores daquelas de 26 polegadas se alguem tiver e queira vender mesmo que nao funcione mas que esteja em bom estado entre em contato pelo meu email: edsoncarelli@live.com. e se puder me envie algumas fotos. Abrac,os

    ResponderExcluir
  17. Estas Tvs eram ótimas tanto para uso como consertar muito boas; visitas em:
    http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho 44 anos,fui criança nos anos 1970. Tínhamos em casa uma TV Colorado RQ modelo Iguaçu PB, igualzinha às da foto (7ª e 8ª foto de cima pra baixo) de válvulas.

    Por volta de 1978, o meu pai comprou um televisor Colorado a cores, esta era totalmente de transístores. Não me lembro o nome do modelo, mas era muito bom televisor. Ele tinha uma característica peculiar. Quando a energia elétrica enfraquecia, ele permanecia funcionando normalmente. A imagem ficava um pouco fraca, mas dava pra ver perfeitamente e o áudio não era afetado. Lamentavelmente, em 1982, o aparelho apresentou um problema, e por falta de um esquema (uma espécie de mapa com a parte interna do televisor) nas autorizadas daqui de Salvador, acabamos perdendo o aparelho. Acredito que um dos motivos que contribuíram pra isso tenha sido o fato da fábrica já não existir mais naquela época. Até hoje lamentamos a perda.

    Ratificando ao dono do blog, sou uma das pessoas cuja família, possuiu um televisor Colorado a cores, e totalmente transistorizado.

    ResponderExcluir
  19. Trabalhei na empresa quando ainda existia essa marca, depois ela foi vendida para outra empresa que tinha a marca sharp.Isso foi em sbc, bairro paulicéia.

    ResponderExcluir
  20. consertei em cores e a valvulado era otima a imagem era 26 polegadas tenho vitrola 1952 a valvula da philips funcionado tudo

    ResponderExcluir
  21. consertei televisores em cores tinham imagens otimas

    ResponderExcluir