terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Casas Antigas III - Estantes e Mesas de TV

   No inicio os aparelhos de televisão pareciam armarios, eram móveis de madeira onde geralmente duas portas protegiam o restante do aparelho, mas apesar de ser bastante útil acabava encarecendo seu preço final tornado o produto inacessível para a maior parte da população.
   Sabendo disso as empresas de televisores passaram a fabricar seus aparelhos de maneira que eram eliminadas as portas de madeira diminuindo o seu tamanho e preço, logo começaram a ficar menores e mais portáteis tornando-se cada vez mais acessíveis a população.
   Eliminados os móveis de madeira que vinham junto com os televisores algumas empresas fabricavam pés de madeira encaixados nos seus próprios aparelhos, mas as empresas que obtiveram maior sucesso foram as marcenarias que começaram a fazer pequenas mesas de TV para servir de apoio aos televisores.
   Com o passar dos anos essas mesas comessaram a ser fabricadas com outros materiais como ferro por exemplo, as fabricas de móveis tiveram a ideia de construir também estantes com a mesma finalidade que as mesas de tv, mas possuiam maior espaço e melhor acomodação de outros aparelhos para a sala das residências.
   - (Todas as fotos desse blog foram retiradas do site Mercado Livre.com).

   Mesas de TV
   - Esta mesa do final da decada de 1960 e era fabricada com ferro, mas tinha seu tampão principal de madeira:


   Estantes
   - A estante a seguir foi muito comum nas decadas de 1960 e 1970, estas eram moduladas e tinham suas peças encaixadas no próprio movel de acordo com o tamanho dos aparelhos, sendo que possuiam uma ou duas partes:

(Esta estante da foto tem apenas uma parte)

2 comentários:

  1. Qual o nome dessa estante de 1960-70? Eu tenho Uma delay de 2 partes, ela é madeira maciça e tem 2 partes. Ela deve ter uns 2m de altura e uns 2,50 de largura.

    ResponderExcluir