segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Marcas Extintas V - Climax

   As Industrias Pereira Lopes começou no ramo de refrigeradores em 1942 comprando peças importadas e montando no Brasil, já no ano seguinte em 1943 a fabrica mudou-se para São Carlos interior de São Paulo sendo uma das primeiras empresas que sairam da capital São Paulo para o interior.
   Em 1948 a familia Pereira Lopes passa a adotar o nome para seus refrigeradores de Climax, neste mesmo período seus produtos passam a ter uma boa porcentagem de nacionalização, após 20 anos as Industrias Pereira Lopes fazem sua primeira fusão em 1968, comprando a marca Ibesa (Industria Brasileira de Embalagens S.A.) que tinha sua fabrica no bairro da Pompeia em São Paulo, com isto o nome da empresa muda para Pereira Lopes Ibesa Industria e Comércio S.A..
   Somente em 1983 pela segunda vez a empresa muda de nome e começa a ser chamada de Climax Industria e Comércio S.A., mesmo com a marca indo bem em Junho de 1994 a familia Pereira Lopes decide vender a marca Climax para a Refrigeradores Paraná S.A., que troca o nome Climax pela terceira e ultima vez para a sua representante na época que era a Prosdocimo
   (Todas as fotos desse Blog foram retiradas do site Mercado Livre.com sendo de produtos que já foram vendidos ou que ainda estão a venda).

   Climax
   - Um dos primeiros refrigeradores da marca ainda nos anos 40.



   Climax
   - Este refrigerador (atualmente reformado) foi produzido pela marca em 1951:



   Climax
   - O seguinte também é dos anos 50 detalhe para o puxador que parece um abridor de latas:


   Climax
   - Esta geladeira já é a mais comum da marca fabricada em 1959 até o inicio dos anos 60:



   Climax
   - A Climax manteve o mesmo gabinete nos anos 60 apenas mudando o puxador da porta:



   Climax
   - Este modelo da década de 1970 é um dos ultimos modelos que ainda utilizavam-se de um freezer menor do que os comuns:



   Climax
   - Climax Luxo aproximadamente final da década de 1970:




(Emblema da marca modelo Luxo)

   Climax
   - Este modelo de 240 Litros foi produzido durante a decada de 1980 sendo que também existiram modelos maiores:





   Climax
   - Este é um dos ultimos modelos de refrigeradores Climax aproximadamente final da decada de 1980 inicio da decada de 1990:



   Climax
   - Este modelo trata-se de um frigobar acredito que seja também um dos ultimos modelos da marca sendo do final da decada de 1980 ínicio da decada de 1990:


15 comentários:

  1. Justamente esse modelo de geladeira(a que está acima da foto do frigobar), era a que eu tinha em casa até 11 anos atrás, substituída por uma igual a essa - só que de maior capacidade.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193390048-geladeira-frost-free-_JM

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo;
    Parabéns pelo blog. Hoje em dia, a Prosdócimo vendeu a marca e, no local da Antiga Climax de São Carlos está uma montadora da Electrolux.

    Cordial Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Tenho uma geladeira Champion - mesmo modelo fabricado na década de 60 que está com a marca Climax. Conhecem algum fornecedor de peças?

      Excluir
  3. Saudades, trabalhei na Pereira Lopes Ibesa, quando era na Lapa, foi la que lançaram o Microondas, e as TVS Sony bem como o ar condicionado..muitas saudades mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Por acaso sabe onde posso achar o arquivo morto que contém os livros de registro de funcionários de 1962? Sei que é pedir muito mas se souber de alguma notícia poderia informar? Obrigado! sctakamori@gmail.com

      Excluir
    2. voce conseguiu saber onde se encontra a documentação de 1962? Henrique (11) 9-99450794

      Excluir
  4. Marly M, não seriam as TVs SANYO, assim como os MOs ?

    ResponderExcluir
  5. Hoje "desenterrei" uma MACSTAR fabricado pela Pereira Lopes de São Carlos, cheia de pó e teia de aranha. Espanei e meti o plug na tomada, funcionou direitinho e sem barulho!

    ResponderExcluir
  6. OLá !! tem uma geladeira lá em cima q não é climax não a marca dela é bergon

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=570571209652526&set=a.570571172985863.1073741836.100000989567402&type=3&theater
    essa é minha transformei em guarda roupa

    ResponderExcluir
  8. Nice post! Can’t wait for the next one. Keep stuff like this coming.
    Asus Laptops

    ResponderExcluir
  9. que legal!!! tenho uma climax transformada em guarda roupas desta q tem o puchador igul a um abridor de garrafa!!

    ResponderExcluir
  10. tenho um refrigerado elétrico climax da década de 1970 em perfeito estado de funcionamento, precisando apenas de uma pintura, se alguém se interessar em comprar envie um e-mail: doutorgiovanisouza@hotmail.com Dispenso curiosos.

    ResponderExcluir
  11. Comecei a trabalhar com geladeira quando ainda não se fabricava no Brasil. A primeira geladeira Climax ainda era de compressor aberto tracionado por motor com correia. IPL foi o primeiro compressor fechado, Bola Preta. Eu usava peças da IPL para implantar nas importadas que não tinham peças de reposição. 1958 Casa Beethoven na Rua Direita.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma Climax igual ao da foto do último modelo. Quase 30 anos de uso e nunca viu um técnico na vida....Gela que é uma beleza. Pena que depois dela, possivelmente nunca mais terei uma geladeira com esta qualidade.

    ResponderExcluir