segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marcas Extintas IV - Frigidaire

   Algumas empresas americanas querendo aumentar seu ramo de produção começaram a investir em outros produtos que estavam a parte do que usualmente produziam, é o caso da General Motors que ainda nos anos 20 passou a produzir geladeiras sob a marca Frigidaire, passando a ser uma pioneira neste tipo de eletrodoméstico naquela época ainda não tão popular no mundo.
   Quando a General Motors veio com sua montadora para o Brasil em 1925 as geladeiras em território nacional ainda não eram tão acessiveis para a maioria das pessoas, com  o passar dos anos já em 1950, a General Motors trouxe para o Brasil a Frigidaire que se instalou na fabrica de São Caetano do Sul em SP sendo as geladeiras produzidas junto com os automóveis, para a Frigidaire foi uma grande oportunidade de se instalar e ganhar mais mercado fora dos E.U.A., e para o Brasil ainda melhor, pois significava menos uma marca a ser importada para o pais contribuindo para a diminuição da dívida externa.
   Mesmo assim, algumas pessoas preferiam as geladeiras Frigidaire dos E.U.A. que possuiam um freezer maior (unica diferença das geladeiras produzidas no Brasil), isto somente diminuiu com as leis que dificutavam a vinda de produtos estrangeiros e somente acabou de fato quando proibiram as importações nos anos 60, isto não afetou as vendas da Frigidaire brasileira que atingia um grupo da população um pouco menos favorecida neste período.
   As décadas de 1950, 1960 e 1970 foram muito bons para a marca que passou a ser popular no pais, mas em 1979 a Frigidaire americana foi vendida para o grupo Eletrolux, que continua com a marca ativa até hoje, já no caso da Frigidaire Brasileira que ainda sobreviveu até aproximadamente 1983 ano em que o grupo Brassinter comprou a marca Frigidaire da General Motors, retirando a marca do mercado de geladeiras já que o grupo fabrica motores de geladeira para a concorrente de mesmo nível que era a Brastemp.
   (As fotos a seguir foram retiradas do site Mercado Livre.com sendo algumas delas comercializadas atualmente).
  
   Frigidaire
   - Acredito que esta seja a primeira produzida no Brasil em 1950, esta geladeira das fotos foi fabricada em 1954:





(Detalhe do puxador da geladeira)

(Emblema deste modelo 1954)

   Frigidaire
   - Acredito que este seja o segundo modelo da marca aproximadamente 1954, esta geladeira das fotos foi fabricada em 1957:




(as geladeiras Frigidaire brasileira possuiam um freezer menor)

   (Emblema deste modelo 1957)

   Frigidaire
   - Este modelo foi fabricado de aproximadamente 1958 à 1961:



(Este modelo possui o cromado do puxador maior que o anterior)

   Frigidaire
   - acredito que este modelo tenha sido fabricado de 1961 até 1965 aproximadamente, o modelo da foto foi fabricado em 1963:





   Frigidaire
   - este modelo acredito que tenha sido fabricado de 1965 em diante, não tenho informações do modelo da foto:




(Emblema meados da década de 1960)
 
 Frigidaire
   - Acredito que este modelo seja mais recente que o anterior:






   Frigidaire
   - acredito que este modelo seja dos anos 70:





(Emblema Frigidaire década de 1970)

   Frigidaire
   - Modelo Master também dos anos 70:




(Emblema do modelo Master)

   Frigidaire
   - Acredito que este tipo de modelo também seja dos anos 70, este da foto é um 320 Litros:



   Frigidaire
   - Também foi lançado o modelo duplex no mesmo formato:



   Frigidaire
   - O modelo a seguir foi um dos ultimos modelos da Frigidaire brasileira estes são de aproximadamente 1980 a 1982:
   - Modelo Vermelho (aproximadamente 1982)



   - Modelo Azul: somente a cor é diferente




   Frigidaire
   - Manuais e outros itens:


(Manual de instruções 1954)

(manual de instruções e Livro de Receitas meados dos anos 60)

31 comentários:

  1. Há tempo procuro uma frigidere dos anos 50 ou 60 e recentemente ganhei uma, do primeiro modelo, como presente de casameto. Fiquei bastante satisfeito com o presente que inclusive é utilizada no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara,eu tenho uma mais antiga que todas aí,é uma Frigidaire.Hoje eu limpei ela pela primeira vez e lembrei do titanic

      Excluir
  2. Cara, encontrei um modelo dos anos 50, mas o interior está ligeiramente alterado. Tenho as fotos, vc não pode avaliá-la?

    ResponderExcluir
  3. Aliás, ela é do primeiro modelo, anterior a 1954...

    ResponderExcluir
  4. Acabei de comprar uma do ano de 1965, azul e funcionando muito bem e ficou 10 anos parada, encostada, numa loja. vou só pinta-la da mesma cor e por prateleiras novas, puxadores e o nome estão bons.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Frigidaire modelo 1935 americana, ainda funciona tudo 100%. Recentemente ví uma reportagem na revista Super-Interessante onde aparece o mesmo modelo de 1935 na Escócia(se não me engano); a reportagem traz as 8 coisas mais antigas que ainda funcionam. Veja a reportagem aqui: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/8-coisas-muito-antigas-que-ainda-funcionam/

    Veja aqui a minha geladeira: http://frigidaire.temporadaemtorres.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Really nice post, you got great blog and Thank you for sharing This excellently written content. Waiting for next one.
    Acer Laptops

    ResponderExcluir
  7. Estou vendendo a minha dos anos 60... lindíssima toda azul 1800 reais estado excelente sem ferrugem e funcionando melhor que as modelos novas.
    4396423240 londrina

    ResponderExcluir
  8. tambem vendo uma anos 70 c interessa so mandar preço embaixo ou comentario

    ResponderExcluir
  9. tambem vendo uma anos 70 c interessa so mandar preço embaixo ou comentario

    ResponderExcluir
  10. tenho uma igual a do primeiro modelo de 1950. todas as peças originais. só não está funcionando. Quanto valeria? e conhece alguém que compra?
    meu e-mail é rosimar.ramalho42@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. tenho uma igual a do primeiro modelo de 1950. todas as peças originais. só não está funcionando. Quanto valeria? e conhece alguém que compra?
    meu e-mail é rosimar.ramalho42@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ganhei uma frigidaire belaire e gostaria de saber mais a respeito desse produto. Como faço? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Ganhei uma frigidaire belaire e gostaria de saber mais a respeito desse produto. Como faço? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma Frigidaire modelo Belaire, não sei o ano, mas vendo fotos postadas, acredito que seja dos anos 70. Tenho problema: começou falhar o termostato, liga e fica em modo de congelamento. Preciso encontrar termostato modelo RE G 50. Alguém conhece depósito ou loja antiga que tenha peças em estoque. tuccabynight@yahoo.com.br - www.tuccabynight.com

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma Frigidaire máster e queria comprar as prateleiras que estão enferrujando, onde encontro?

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma Frigidaire máster e queria comprar as prateleiras que estão enferrujando, onde encontro?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, tenho uma vermelha com aquela fechadura de puxar na porta, não sei o modelo certo era do pai, do pai do meu avô, e gostaria de reformar, mas não sei onde achar peças alguem sabe?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde! A marca Frigidaire não foi extinta continua sendo usada na europa (vide google). Cleber Zanardi, tenho o sistema mecânico original, sem reparos funcionando perfeitamente importado da Inglaterra motor elétrico 60Hz, compressor rotativo (excêntrico), filtro secador longo, condensador com tubulação de cobre, e evaporador de latão com tubulação de cobre. Só vendo completo R$ 1.500,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite Luiz Antonio pode ser coincidência, mas meu nome é Kleber Zanardi também, sou de Farroupilha RS, e estou precisando um rele para uma 1958 motor 1/8 110v você teria este por um azar.

      Excluir
  19. ganhei duas geladeiras para restaurar com todas as peças uma eu ja encontrei aqui que é aquela duplex anos 70 mais a outra ainda nao.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite também tenho uma raridade a ultima a dos ano 80 e 82 Cor vermelha muito conservada boa demais estou vendendo qualquer coisa só me chamar no zap 9-9367-1013

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma de 1.961 (lembro-me de ir comprar junto com minha mãe e foi uma festa) e funciona até hoje....

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma de 1.961 (lembro-me de ir comprar junto com minha mãe e foi uma festa) e funciona até hoje....

    ResponderExcluir
  23. Alguem sabe aonde posso encontrar painel da frigideire 1958 painel interno e os pes dela tbm?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde. Possuo uma Frigidaire do modelo 1954 e estou a procura da maçaneta dela. Alguém sabe onde posso encontrar a mesma?

    ResponderExcluir
  25. Tenho um fogão frigidaire, branco e azul, com 09 queimadores, forno e griil e pés de porcelana! se alguém se interessar mando fotos

    ResponderExcluir