quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Marcas Extintas III - ABC

 ABC Rádio e Televisão S.A. e ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A.
   A marca ABC Rádio e Televisão S.A., surgiu aproximadamente em 1950 na cidade de São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 a principio fabricava rádios e radiolas, as radiolas eram uma especie de gabinete de madeira geralmente de grandes dimensões que possuia um aparelho de rádio junto com um aparelho de vitrola, que dependendo da marca apesar de serem juntas no mesmo gabinete tinham seus componentes mecânicos independentes um do outro. 
   Em 1959 o então presidente Juscelino Kubitschek, a fim de garantir investimentos para a região norte e nordeste criou a Sudene, que diretamente já fazia parte do seu plano de governo para nacionalização dos produtos feitos no Brasil.
   Vendo a nova oportunidade de expandir seus negócios e alem disso explorar os novos mercados que surgiam na região nordeste, era criada a fábrica da ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A. na cidade de Recife (PE). Esta estratégia fez da ABC a maior fabricante de rádios e radiolas do Brasil em 1960.
   O ínicio da década de 1960 foi bastante positivo para a marca que passou a ter um programa na Rede Record de São Paulo que chamava-se ABC "A voz de ouro", esta frase passou a ser um slogan que acompanhou os comerciais da marca e até mesmo seus aparelhos, também neste período a ABC passou a fabricar aparelhos de televisão e no final da década seus produtos passaram a ser chamados de Canario ou Canarinho.
   Mas apesar desse bom ínicio de década os anos que se seguiram foram muito ruins para a ABC, a empresa começou a passar dificudades financeiras com as suas duas filiais São Paulo e Recife, alem disso com o surgimento de novas marcas a empresa começou cada vez mais perder mercado, até que aproximadamente no ínicio da década de 1970 acabou decretando falência.
  Os galpões da ABC continuam nos mesmos locais, mas já não tem nada a ver com fábrica de Rádios, Radiolas e Televisores, o galpão que fica na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 em São Paulo que era chamada de ABC Rádio e Televisão S.A., hoje é chamado de Centro Cultural Elenko KVA sendo uma mistura de Teatro com casa noturna. Enquanto a fábrica de Recife tornou-se uma gráfica desde 1998 com o nome de Editora Construir.
   (A seguir algumas fotos que foram retiradas do site mercadolivre.com sendo algumas delas de produtos que estão sendo vendidos atualmente).

   ABC Rádio
   - Acredito que este seja um dos primeiros aparelhos de rádio fabricado pela marca:


   ABC Rádio
   - Este é o modelo 6035 B também do ínicio da década de 1950 e possui três faixas OM, OC1 e OC2:
   ABC Rádio
   - Este próximo aparelho trata-se de um ABC Brasilia lançado no final dos anos 50 em homenagem a nova Capital Federal que estava sendo construida:

   ABC Rádio
   - ABC Dunga modelo 6925 AC-DC feito em bakelite:




   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil Junior um dos primeiros rádios portáteis da marca, aproximadamente ínicio da década de 1960:

   ABC Rádio
    - ABC Transbrasil III modelo 6847 APL, já utilizando o slogan "A voz de ouro":




   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil V:

(Emblema com slogan da marca)



   ABC Rádio
   - ABC Canarinho "A voz de ouro" portatil, final da década de 1960:



(parte trazeira do aparelho)

(Capa de couro comum nos anos 60 para aparelhos desse porte)

   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil SL-2 ultimo aparelho de rádio lançado pela marca no ínicio da década de 1970:




   ABC Radiolas
   - Tenho poucas fotos de radiolas da ABC esta é a mais comum de todas chama-se ABC Isabela V fabricada aproximadamente no final da década de 1950 até meados da década de 1960:



  
   ABC Radiolas
   - Esta radiola encontrei também a venda em um anuncio antigo na internet e não consegui saber o nome nem o modelo:



   ABC Televisores
   - Este é um dos poucos aparelhos da marca ABC com o famoso slogan "A voz de ouro":




   ABC Televisores
   - Acredito que este seja um dos ultimos aparelhos de televisão da marca o mesmo possui o nome de ABC Canario III e é de aproximadamente 1969:



   ABC Propaganda
   - Esta propaganda encontrei a venda no ML acredito que seja de aproximadamente 1965:



61 comentários:

  1. Maravilhoso blog!!! Para matar as saudades das coisas de antigamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Estou escrevendo um artigo que relaciona a ABC Rádio e Televisão S.A. Interessante as informações que disponibilizasse sobre a empresa, terias como me informar a(s) fonte(s) das informações?

    Abraços,

    Cristiano.

    E-Mail: cgptapes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!digno de sinceros elogios!Sou apreciador de rádios antigos..

    M.Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei na ABC rádio e televisão do nordeste s/a. entre 1978 à 1980 e nessa época fabricávamos os seguintes modelo: rádio portátil SP-300, rádio TRANSBRASIL VI, radiola ISABELA VI, radiola stéreo SX-202 rádio portátil SS-600 e televisor "CANÁRIO SR".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entrar em contato com pessoas que tenham trabalhado na fabrica de Recife, assim como tenho interesse em adquirir rádios, televisão, radiolas e outros que tenham sido fabricados pela ABC.
      Meu e-mail pemtal@globo.com

      Excluir
    2. Meu nome é Ernesto, sou de SP/SP. Desejo saber se a ABC chegou a fabricar tv a cores.

      Excluir
    3. Olá Tonny, boa tarde! Também trabalhei na ABC Rádio e Televisão do Nordeste (Laboratório de Desenvolvimentos e Projetos) no período de 1973 até 1983. Portanto, gostaria de comunicar com você. Caso concorde, meu e-mail de contato é frcorreia@uol.com.br. Aguardo noticias. Francisco Correia.

      Excluir
    4. Lembro do seu nome, mas não da fisionomia, me lembro bem do Renée e do Airton, trabalhei algumas vezes também no laboratório

      Excluir
    5. Meu nome, Antônio Bezerra da Costa, email tonnybc@ig. com.br facebook tonny costta

      Excluir
    6. Francisco, lembro também de Tonhão, sr. Jorge, zuza, Juarez, Eva, Everardo, Pedro, Valter, Valdecy do depto. pessoal, Carlos Alberto e Chico do almoxarifado.

      Excluir
    7. Olá Tonny, tudo bem com você?
      Quando você trabalhou algumas vezes no Laboratório, qual era sua função?
      Por acaso você era desenhista ou técnico?
      Quando trabalhei meu setor era rádio, Airton no setor de televisão e Rene atuava nos dois setores.
      Porque você não entra em contato comigo via meu e-mail (frcorreia@uol.com.br)
      Aguardo seu contato.
      Abraços.

      Excluir
    8. Boa tarde, tenho uma Radio Vitrola Isabela VI, mas não consigo achar nenhuma foto parecida com o modela da minha...a minha tem o Radio INTERNO, vc já viu desse modelo?
      Onde conseguiria achar? Naõ acho em lugar nenhum na net.
      Obrigado

      Excluir
    9. BOM DIA! EU NASCI EM 73 E MOREI NO BAIRRO DA MUSTARDINHA DURANTE MUITOS ANOS DA MINHA VIDA.QUE É ONDE FUNCIONOU O GALPÃO DA FÁBRICA ABC DO RECIFE. UM ABRAÇO!

      Excluir
  5. Essa radiola que o amigo não sabe a marca e o modelo. É uma radiola da marca philips quanto ao modelo também não sei.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog!. Tenho o modelo ABC Transbrasil SL-2 em perfeito estado tando externo como de funcionamento. Estou vendendo para colecionadores. Se houver interesse entre em contato brunopow@gmail.com . Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Parabens cara sou de salvador coleciono amador de radio,muito boa suas imformação forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Gostei do site, pois tenho uma caixa acustica ABC mod. cx 15 e não sabia que industria era essa...muito bom...Só não sei que aparelho ela acompanhava e que nome tinha em sua placa na tela dianteira pois caiu.

    ResponderExcluir
  10. Eu também gostei. Encontrei em um site uma radio vitrola ABC que eu não conhecia. Tem uma caixa de som de cada lado, tipo stereo e está a venda. Se voce quiser eu manda a foto. Indique como. Devia ter um som espetacular; eu amava as radiolas antigas. meu email é franciscocyriaco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este blog gostei ,espero visitas em:
    http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. nossa eu adoro essas antiguidades e maravilhoso

    ResponderExcluir
  13. gente...alguém aí sabe ou conhece alguém que saiba sobre algum vídeo ou som do programa a voz de ouro abc em 1958.....estou procurando uma pessoa que participou..caso alguém saiba entre em contato joaobsj@yahoo.com.br;;;abraços

    ResponderExcluir
  14. caramba mto bacana. Tenho até hj a radiola Isabela V. Muito bom o aparelho.

    ResponderExcluir
  15. eu comprei uma radiola com tv general eletric e não consigo achar nada sobre a historia dela

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um radio abc 6035 B vc poderia mr informar quanto e o valor dele. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Temos um radio ABC funcionando dos anos 60.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde encontrei esse Rádio ABC, funcionando perfeitamente e gostaria muito de saber o ano. desde já agradeço por qualquer informação: imagem https://www.facebook.com/photo.php?fbid=719180638167598&set=a.719180614834267.1073741831.100002270069162&type=3&theater Video https://www.facebook.com/video.php?v=719179078167754&set=vb.100002270069162&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, gostaria que você informasse se este rádio é transistorizado ou valvular, mas a principio alguém fez a caixa (gabinete) e colocou a logomarca da ABC. Abraços. Francisco Correia dos Santos - Recife - PE. frcorreia@uol.com.br

      Excluir
  20. Really nice post, you got great blog and Thank you for sharing This excellently written content. Waiting for next one.
    Acer Laptops

    ResponderExcluir
  21. eu tenho uma dúvida,se há alguem que possa responde-la ficarei muito grato:
    Se há uma diferença de ano entre os modelos da vitrola ISABELA V com botões knobs pretos e as com Botões knobs brancos

    ResponderExcluir
  22. ola sou de bauru e em 1981 meu pai comprou uma radiola essas que parecia uma penteadeira so nao me lembro a marca e tambem nao tenho nenhuma foto da epoca

    ResponderExcluir
  23. Se alguém tiver agulha (do tocador de disco) da radiola ABC voz de ouro modelo Isabela V, favor entrar em contato pelo e-mail: carlosbiork@gmail.com.. Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber se tem alguem que queira vender um Rádio voltix rio que tem sintonia em cima e kiga e desliga em baixo c/ capa de couro que é da mesma época da abc, tam bem gostaria de saber a história da voltix rio

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber se tem alguem que queira vender um Rádio voltix rio que tem sintonia em cima e kiga e desliga em baixo c/ capa de couro que é da mesma época da abc, tam bem gostaria de saber a história da voltix rio

    ResponderExcluir
  26. Sou sobrinho de uma ex-funcionária da ABC/Recife, chama-se Laurita, ela relembra muito os tempos em que trabalhou na montagem dos aparelhos de rádio.

    ResponderExcluir
  27. Minha mãe trabalhou na fábrica de SP de 1968 a 1970 e está tentando se aposentar, precisa de documentos dá época em que ela trabalhou. Como faço pra conseguir isso?

    ResponderExcluir
  28. Olá Ernesto SP/SP!
    Respondendo sua dúvida, se a ABC Rádio e Televisão fabricou televisão colorida?
    O fato é que a ABC para participar da implantação da televisão colorida no Brasil, comprou Kits de televisão a cores a válvulas da Philco Rádio e Televisão e desenvolveu o gabinete do mesmo, por sinal era do tipo rack, e lançou com a marca da ABC Rádio e Televisão. Enquanto isso ela estava desenvolvendo seu projeto próprio hibrido, transistores e circuitos integrados. Porém esse seu projeto não chegou a ser lançado no mercado. Como você bem sabe, nos anos de 1970 os fabricantes de rádios, televisão e aparelhos de som nacionais sofreram com a entrada dos fabricantes multinacional via Zona Franca de Manaus. Por isso que a ABC não lançou televisão a cores desenvolvida no seu Laboratório de Desenvolvimentos. O que foi lamentável porque a televisão colorida que ela desenvolveu era de tecnologia avançada para época.
    Espero ter respondido sua dúvida.
    Abraços
    Francisco Correia dos Santos

    ResponderExcluir
  29. gostaria de alguém que tem conhecimento no tipo de verniz usado no rádio Abc canarinho me informasse, para eu restaurar o meu, obrigado

    ResponderExcluir
  30. Tive uma herdada de meu avô, uma ABC com toca discos em baixo do radio e do lado esquerdo a caixa de som (mono).
    Infelizmente os cupins devoraram a caixa de madeira mas salvei toda parte eletrônica porém acabou quebrando a valvula retificadora e está estourando alguns condensadores a óleo próximos a retificadora.
    Alguém tem o esquema ou sabe o modelo dessa ABC? Lembro-me que os botões eram brancos com dourado e a gaveta do toca-discos era deslisante para frente.
    Agradeço aos amigos que puderem ajudar.
    meu e-mail: pairavnos @ gmail .com

    ResponderExcluir
  31. Se alguem tiver informações sobre a antiga eletroradiobraz e a voltix favor entrar em contat para aposentadoria de uma pessoa da epoca.E-mail luiz_1@lycos.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho uma radio-vitrola ABC Canarinho Modelo Isabela V, estou procurando o "ABC" do logo que vem colado na parte inferior esquerda da caixa dela, se alguem souber e puder me ajudar agradeço. meu emai é haydencampos2@gmail.com - Obg. - Hayden Campos

    ResponderExcluir
  33. vc tem peças da radiola isabela v?

    ResponderExcluir
  34. Ola amigos muito bom dia,como tambem sou amante dessa grande marca de radio, vitrola e televisao, estou a procura de radio pra comprar tipo abc DUNGA, O JUNIOR III,dentre outros modelo de adio abc, meu nome é DENIS sou da Paraiba, meu zap 83 98828-4430. Desde ja agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom matar a saudade. Trabalhei na ABC, em Recife, no bairro da Mustardinha de 1964 a 1969. Fui responsável pela preparação da oficina mecanica de fabricação dos chassis e componentes metálicoa dos radios, radiolas e televisores. Chegguei lá ela estava iniciando o funcionamento no predio que antes era um cinema.O primeiro alpão estava sendo construido, depois veio o segundo e posteriormente o prédio administrativo. Foi uma ótima experiência em minha vida. Tenho saudades. Marcos Moraes de Oliveira email moraesoliveira1234@gmail.com. Aos colegas da época, se leem façam contato. Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Alô Amigos fãs do ABC-Voz de Ouro. Tenho uma ABC modelo 6947 BP Transbrasil IV e gostaria muitíssimo de saber em que ano ele foi fabricado!...Este meu modelo foi produzido em Recife-PE. Peço-lhes que me ajudem a "datar" esse receptor!!! Desde já agradeço à todos,abraços cordiais e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto. Eu sou fabricante de réplicas de tampas de rádios antigos e estou a procura de quem tenha justamente o seu rádio para fabricação desta réplica. Toparia me ajudar fazendo cópia desta tampa com um scanner? Aguardo sua resposta. Obrigado.

      Excluir
  37. Eu tenho um rádio ABC modelo 6947 herdei de meu pai está impecável!

    ResponderExcluir
  38. Olá tenho um radio TransBrasil V modelo RR202 q era do meu avô ele esta um pouco judiado e gostaria de restaurar alguém conhece quem faça esse trabalho na região de Campinas?
    Meu email: rosediniz1973@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Sou do bairro da Mustardinha onde funcionava a fábrica abc,hj funciona uma gráfica..... inclusive a praça em frente é chamada de praça abc..

    ResponderExcluir
  40. tive uma TV Abc, foi a minha primeira tv. ganhei de meu pai, a tv estava com problema, tínhamos comprado outra e ele me disse que se eu consertasse ela seria minha. consertei, com meu dinheiro que ganhei dando aulas particulares, e até hoje lembro da incrível sensação de ter minha tv no quarto(hoje tão normal) e o primeiro programa que assisti nela foi uma transmissão da band, com luciano do vale, ainda no canal 2 de recife.
    Ricardo, recife, ricardo.baudel@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. boa tarde, tenho uma radiola abc modelo 7148 Isabela V ,estou com problemas na bandeja do disco, tem um fio solto e não sei onde encaixar, alguém poderia me enviar uma foto da engrenagem caso tenha?

    ResponderExcluir
  42. meu email é: ceicasousas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Bom dia eu tenho um rádio que ganhei da minha avó .abc canarinho ele funciona mas nao consigo sintonizar as am porque não consigo ou preciso de uma antena específica pra ele .fico no aguardo .

    ResponderExcluir
  44. Tenho um rádio abc anos 40 sou apaixonada por ele mesmo sem funcionar ganhei de um amigo meu estava abandonado em uma marcenaria

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber onde eu posso encontrar a documentacao, abc estou precisando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a contabilidade da época(se existir ainda) lá eles tem todas as informações.Não sei que documento é, mas muitas pessoas procuram o PPP ( Perfil Profissiografico Previdenciario) para aposentadoria.

      Excluir
  46. Nao consigo mim aposentadoria por falta de documentação que nao costa no INSS, onde se encontra os documentos da abc algum pode informar?

    ResponderExcluir
  47. Tenho um rádio da abc, possivelmente o modelo do ano 50 a 60. Sou colecionador e estou vendendo, se alguém se interessar meu e-mail: anicetomendesneto@Gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde a todos, que alegria poder ver este blog, sobre a ABC Rádio e Televisão do Né. Me chamo Rubens, filho do Sr. Rubens que montou a parte da marcenaria lá na Várzea, vocês nem imaginam a emoção que senti. Trabalhei com meu pai lá na fábrica, na época eu tinha apenas 14 anos. Deixo aqui um abraço a todos que lá trabalharam, e caso queiram mandar um e-mail, para trocarmos informações mandem para: rubens@operflex.com.br. um abraço a todos.

    ResponderExcluir