quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Marcas Extintas III - ABC

 ABC Rádio e Televisão S.A. e ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A.
   A marca ABC Rádio e Televisão S.A., surgiu aproximadamente em 1950 na cidade de São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 a principio fabricava rádios e radiolas, as radiolas eram uma especie de gabinete de madeira geralmente de grandes dimensões que possuia um aparelho de rádio junto com um aparelho de vitrola, que dependendo da marca apesar de serem juntas no mesmo gabinete tinham seus componentes mecânicos independentes um do outro. 
   Em 1959 o então presidente Juscelino Kubitschek, a fim de garantir investimentos para a região norte e nordeste criou a Sudene, que diretamente já fazia parte do seu plano de governo para nacionalização dos produtos feitos no Brasil.
   Vendo a nova oportunidade de expandir seus negócios e alem disso explorar os novos mercados que surgiam na região nordeste, era criada a fábrica da ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A. na cidade de Recife (PE). Esta estratégia fez da ABC a maior fabricante de rádios e radiolas do Brasil em 1960.
   O ínicio da década de 1960 foi bastante positivo para a marca que passou a ter um programa na Rede Record de São Paulo que chamava-se ABC "A voz de ouro", esta frase passou a ser um slogan que acompanhou os comerciais da marca e até mesmo seus aparelhos, também neste período a ABC passou a fabricar aparelhos de televisão e no final da década seus produtos passaram a ser chamados de Canario ou Canarinho.
   Mas apesar desse bom ínicio de década os anos que se seguiram foram muito ruins para a ABC, a empresa começou a passar dificudades financeiras com as suas duas filiais São Paulo e Recife, alem disso com o surgimento de novas marcas a empresa começou cada vez mais perder mercado, até que aproximadamente no ínicio da década de 1970 acabou decretando falência.
  Os galpões da ABC continuam nos mesmos locais, mas já não tem nada a ver com fábrica de Rádios, Radiolas e Televisores, o galpão que fica na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 em São Paulo que era chamada de ABC Rádio e Televisão S.A., hoje é chamado de Centro Cultural Elenko KVA sendo uma mistura de Teatro com casa noturna. Enquanto a fábrica de Recife tornou-se uma gráfica desde 1998 com o nome de Editora Construir.
   (A seguir algumas fotos que foram retiradas do site mercadolivre.com sendo algumas delas de produtos que estão sendo vendidos atualmente).

   ABC Rádio
   - Acredito que este seja um dos primeiros aparelhos de rádio fabricado pela marca:


   ABC Rádio
   - Este é o modelo 6035 B também do ínicio da década de 1950 e possui três faixas OM, OC1 e OC2:
   ABC Rádio
   - Este próximo aparelho trata-se de um ABC Brasilia lançado no final dos anos 50 em homenagem a nova Capital Federal que estava sendo construida:

   ABC Rádio
   - ABC Dunga modelo 6925 AC-DC feito em bakelite:




   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil Junior um dos primeiros rádios portáteis da marca, aproximadamente ínicio da década de 1960:

   ABC Rádio
    - ABC Transbrasil III modelo 6847 APL, já utilizando o slogan "A voz de ouro":




   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil V:

(Emblema com slogan da marca)



   ABC Rádio
   - ABC Canarinho "A voz de ouro" portatil, final da década de 1960:



(parte trazeira do aparelho)

(Capa de couro comum nos anos 60 para aparelhos desse porte)

   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil SL-2 ultimo aparelho de rádio lançado pela marca no ínicio da década de 1970:




   ABC Radiolas
   - Tenho poucas fotos de radiolas da ABC esta é a mais comum de todas chama-se ABC Isabela V fabricada aproximadamente no final da década de 1950 até meados da década de 1960:



  
   ABC Radiolas
   - Esta radiola encontrei também a venda em um anuncio antigo na internet e não consegui saber o nome nem o modelo:



   ABC Televisores
   - Este é um dos poucos aparelhos da marca ABC com o famoso slogan "A voz de ouro":




   ABC Televisores
   - Acredito que este seja um dos ultimos aparelhos de televisão da marca o mesmo possui o nome de ABC Canario III e é de aproximadamente 1969:



   ABC Propaganda
   - Esta propaganda encontrei a venda no ML acredito que seja de aproximadamente 1965:



21 comentários:

  1. Maravilhoso blog!!! Para matar as saudades das coisas de antigamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Estou escrevendo um artigo que relaciona a ABC Rádio e Televisão S.A. Interessante as informações que disponibilizasse sobre a empresa, terias como me informar a(s) fonte(s) das informações?

    Abraços,

    Cristiano.

    E-Mail: cgptapes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!digno de sinceros elogios!Sou apreciador de rádios antigos..

    M.Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei na ABC rádio e televisão do nordeste s/a. entre 1978 à 1980 e nessa época fabricávamos os seguintes modelo: rádio portátil SP-300, rádio TRANSBRASIL VI, radiola ISABELA VI, radiola stéreo SX-202 rádio portátil SS-600 e televisor "CANÁRIO SR".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entrar em contato com pessoas que tenham trabalhado na fabrica de Recife, assim como tenho interesse em adquirir rádios, televisão, radiolas e outros que tenham sido fabricados pela ABC.
      Meu e-mail pemtal@globo.com

      Excluir
    2. Meu nome é Ernesto, sou de SP/SP. Desejo saber se a ABC chegou a fabricar tv a cores.

      Excluir
    3. Olá Tonny, boa tarde! Também trabalhei na ABC Rádio e Televisão do Nordeste (Laboratório de Desenvolvimentos e Projetos) no período de 1973 até 1983. Portanto, gostaria de comunicar com você. Caso concorde, meu e-mail de contato é frcorreia@uol.com.br. Aguardo noticias. Francisco Correia.

      Excluir
  5. Essa radiola que o amigo não sabe a marca e o modelo. É uma radiola da marca philips quanto ao modelo também não sei.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog!. Tenho o modelo ABC Transbrasil SL-2 em perfeito estado tando externo como de funcionamento. Estou vendendo para colecionadores. Se houver interesse entre em contato brunopow@gmail.com . Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Parabens cara sou de salvador coleciono amador de radio,muito boa suas imformação forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Gostei do site, pois tenho uma caixa acustica ABC mod. cx 15 e não sabia que industria era essa...muito bom...Só não sei que aparelho ela acompanhava e que nome tinha em sua placa na tela dianteira pois caiu.

    ResponderExcluir
  10. Eu também gostei. Encontrei em um site uma radio vitrola ABC que eu não conhecia. Tem uma caixa de som de cada lado, tipo stereo e está a venda. Se voce quiser eu manda a foto. Indique como. Devia ter um som espetacular; eu amava as radiolas antigas. meu email é franciscocyriaco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este blog gostei ,espero visitas em:
    http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. nossa eu adoro essas antiguidades e maravilhoso

    ResponderExcluir
  13. gente...alguém aí sabe ou conhece alguém que saiba sobre algum vídeo ou som do programa a voz de ouro abc em 1958.....estou procurando uma pessoa que participou..caso alguém saiba entre em contato joaobsj@yahoo.com.br;;;abraços

    ResponderExcluir
  14. caramba mto bacana. Tenho até hj a radiola Isabela V. Muito bom o aparelho.

    ResponderExcluir
  15. eu comprei uma radiola com tv general eletric e não consigo achar nada sobre a historia dela

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um radio abc 6035 B vc poderia mr informar quanto e o valor dele. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Temos um radio ABC funcionando dos anos 60.

    ResponderExcluir