quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Radios Transglobe Portáteis - Philco Ford

   Atualmente para escutar uma rádio de outra cidade ou até mesmo de outro pais entramos na internet pesquisamos a rádio e a ouvimos muito bem por meio do computador, mas esta possibilidade já era explorada desde muito antes da internet invadir nosso cotidiano.
   Na década de 1950 começaram a ser comercializados aqui no Brasil os aparelhos Transglobe que era um tipo de aparelho com esta finalidade, estes aparelhos eram iguais aos aparelhos de rádio da época com a diferença de que apresentavam alem das faixas SW1 e SW2 as ondas de 31M, 25M, 19M, 16M e 13M.
   Não demoraria muito para ser lançado no Brasil aparelhos Transglobe portáteis com destaque para a Philco Ford que era a fabricante mais popular desse tipo de rádio no Brasil, alem disso colaborou para esta idéia muito positiva para este tipo de aparelho, pois ajudava na sua maior funcionalidade que era ouvir as rádios que ficavam a quilomêtros de distância (não que os rádios transglobe não funcionem bem dentro de casa), mas em quintais ou terrenos descampados sua antena consegue captar melhor o sinal das rádios.
   Sendo assim o Transglobe passou a ser o rádio preferido para pescarias, viagem a sitios ou fazendas ou até mesmo para passar o tempo em algum quintal ou dentro de casa em dias de chuva, já que logo após as chuvas as ondas desses aparelhos ficam mais "limpas" melhorando a qualidade do sinal.
   Com os aparelhos Transglobe podiamos ouvir as rádios de cidades vizinhas como também de outros paises, por exemplo, com este rádio em meio a guerra fria as pessoas podiam ouvir as rádios dos E.U.A. falando mal do regime Comunista da U.R.S.S., utilizando outra faixa se conseguia ouvir as rádios da U.R.S.S. fazendo a mesma coisa contra o regime Capitalista dos E.U.A., outro exemplo comum é quando um jogo de futebol não era exibido para determinado estado, então os ouvintes tinham apenas que sintonizar (geralmente na Rádio Globo) do estado em que o jogo era exibido resolvendo o problema. Este tipo de funcionalidade fez desses aparelhos bastante populares nas décadas de 1960, 1970 e 1980, apesar de seu custo ser um pouco alto em comparação a outros tipos de rádios existentes na época.
   Atualmente com a digitalização dos sinais de rádio muitas dessas rádios passaram a operar apenas com o sinal digital deixando as ondas médias e curtas para o passado, mas ainda é possivel ouvir rádios que ainda mantem o sinal antigo funcionando, desde rádios em outras cidades ou estados como também de outros paises da Argentina até o Japão.
- Tenho algumas fotos do meu aparelho de rádio que é o B481 o restante foi retirado do site Mercadolivre.com
- Sei que existiam outros aparelhos Transglobe portáteis de outras marcas, mas vou utilizar apenas os rádios da Philco Ford que obtiveram maior destaque:

  Philco Ford
  - B 470 fabricado aproximadamente na década de 1960 até meados da década de 1970:





(fotos da trazeira do aparelho)

  Philco Ford
  - B 470: estas fotos encontrei a muito tempo no ML, são do mesmo modelo que o anterior só que possui um emblema e botões diferente:

                                             

   Philco Ford
   - B 482 este modelo tem 8 faixas:
     (faixas do aparelho: AM, SW1, SW2, 31M, 25M, 19M, 16M, 13M)


(Indicação de 8 faixas)

(outra diferença entre o B482 e o B481 que possui uma chavinha neste local)

   Philco Ford
   - B 481 este modelo possui 9 faixas, estes modelos foram fabricados da metade da década de 1970 até metade da década de 1980:
   (faixas do aparelho FM, AM, SW1, SW2, 31M, 25M, 19M, 16M, 13M)
    Este rádio das fotos foi fabricado em 1981




(Detalhe da inscrição AM-FM 9 Band e a chavinha AFC a esquerda)

13 comentários:

  1. Parabéns pelo blog vintage !

    Como viver ou não lembrar dessas clássicas relíquias tecnológicas que mudaram e marcaram para sempre as nossas vidas!
    São fotos de primeira categoria que me ajudaram a rememorar aqueles anos incríveis !

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha um rádio desses na minha adolescência (o de 9 fixas!) que era meu companheiro inseparável. Se souber de alguém que tenha um para vender, procuro faz tempo!

    ResponderExcluir
  3. Uma pequena contribuíção;o B470 (foto 4 e 5)foi fabricado de 62 a 65,na foto 1 mostra um B471,não sendo possivel indentificar a versão
    (B471,B471-1 ou B471-2),Fabricados entre 65 a 70. Na foto 2 e 3,mostra um B471-3, o (B471-2 tinha acabamento preto).Esta familia foi produzida de 70 a 72 com o chassis RD104-1 e 72 a 73 o chassis RD104-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilbercy, você conhece algum técnico para fazer conserto/reparo em transglobe?

      grato.

      Excluir
  4. São rádios de boa qualidade em todos os aspectos; tenho dois mas não acho na minha região nenhum ténico que consiga calibrá-los; uma pena.

    ResponderExcluir
  5. eu ganhei um transglobe de meu querido e saudoso pai.
    presente inesquecível. eu pedi pra ele procurar o radio la em sampa. e com muito sacrifício e dificuldade ele acho e comprou pra mim. com ele pude sintonizar estações da Grécia, Libano, Siria, tenho paixão por esses países. dos quais tenho descendência. filákia a todos. asalamualeikom

    ResponderExcluir
  6. COMPREI UM TRANSGLOBE NO ANTIGO EXTINTO MAPINN SAO PAULO NA CHAVIER TOLEDO PROXIMO AO VIADUTO DO CHA.INFERLISMENTE NAO TENHO MAIS ESTE RADIO...QUE SAUDADE DAQUELE TEMPO.

    ResponderExcluir
  7. Estes sim são os radios pena que sao analogicos mas é muito bom
    QSL do Brasil.
    visite:http://qsldorasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estes sim são os radios pena que sao analogicos mas é muito bom
    QSL do Brasil.
    visite:http://qsldorasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Alguem conhece técnico que calibra estes radio?

    ResponderExcluir
  10. A Philco também produziu junto com o B471 (foto1). o Modelo B480,aparentemente era bastante parecido com o B471, diferenciando-se por apresentar um conjunto de teclas 4, na parte inferior direita. esse modelo tem 9 faixas 8 AM e 1 FM, mas a principal diferença era interna; com um novo chassi.Bastante Raro, conto com 2 exemplares deste modelo.

    ResponderExcluir
  11. Procurei e achei 2 Tecnicos Eletronicos do Transglobe Philco.
    Aos colegas que tem radios Transglobe Philco ,e esta querendo fazer reparo uma manutenção ou mesmo calibrar tenho endereço e tel de 2 técnicos Eletronico especialista no TransGlobe .
    QSL do Brasil visite: http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal! Eu lembro que quando era pivetinho ficava brincando de achar rádios de outros países neste Philco Transglobe... e até hoje ele funciona!

    ResponderExcluir