quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fogões "Portateis" - Decada de 1970

   Durante as três decadas de 1960, 1970 e 1980 existiu no Brasil um tipo de fogão diferente do que usamos atualmente, estes fogões não possuiam estufa (parte que fica embaixo do forno), e em seu lugar, existia uma espécie de pé fabricado com ferro que deixava o restante do fogão suspenso sem contato com o chão. 
   Este tipo de fogão passava a idéia de portatil, pois não possuia estufa sendo mais leve e mais fácil de carregar fazendo com que fosse bastante comum em sítios, casas na praia ou até mesmo pessoas que mudavam com frequência de endereço, alem disso eram bastante duraveis já que não havia contato direto do gabinete do fogão com o chão sendo muito mais díficil de enferrujar, problema no qual é cada vez mais comum nos fogões fabricados atualmente.
   Algo que também facilitava em muito na cozinha era o fato de que não era necessário arrastar o fogão para limpar embaixo, apesar de todas essas qualidades a fabricação deste tipo de fogão foi descontinuada  no final da decada de 1980, sendo que uma decada antes nos anos 70 estes fogões chegaram ao máximo de sua fabricação representados por empresas fortes no mercado, a antiga Semer, Continental e Brastemp.
   - (Por enquanto colocarei no Blog apenas estas fotos que são dos fogões fabricados na decada de 1970, sendo que todas as fotos foram retiradas do site Mercado Livre.com).

    Fogões Semer
    - Modelo cor azul, com cromado:
     



   Fogões Semer 
   - Modelo cor amarela, sem cromado:





   Fogões Continental
   - Modelo Brasil 2001:




   Fogões Continental
   - Modelo Continental 2001:




  
Fogões Continental
   - Um dos últimos modelos fabricados nas décadas de 1970-1980 Continental 2001 Luxo:




   Fogões Brastemp
   - Fogão Brastemp, com pés diferentes:


     
 
 Fogões Brastemp
   - Detalhe para o fogão azul à direita:


3 comentários:

  1. Olá, tudo bem!
    é possivel encontrar peças para esses tipo de fogão?
    é que minha avó tem um fogão modelo continental 2001, e as travas que prende a maçaneta da porta do forno quebrou, preciso encontrar essas peças, mas acho que não vai ser facil.

    ResponderExcluir
  2. Nice post! Can’t wait for the next one. Keep stuff like this coming.
    Asus Laptops

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Como posso adquirir um fogão desse modelo?
    Moro em Floripa

    ResponderExcluir