quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rádio Relógio de Plaquetas - Decada de 1970

   Antes da tecnologia digital alguns produtos eram muito diferentes do que conhecemos hoje, é o caso do rádio relógio que começou a ser utilizado na decada de 1950, sendo que eram enormes e completamente diferentes dos que vieram depois.
   Na decada de 1970 os rádio relógios passaram a adotar um tipo de tecnologia diferente que ajudou a diminuir o tamanho e garantir praticidade, no lugar do relógio tradicional, passaram a utilizar uma especie de plaquetas com numeros desenhados que eram fixas a um tambor que girava por minuto, este era responsável por girar o tambor ao lado, que por sua vez girava o tambor das horas.
   Esta tecnologia somente foi descartada no final da decada de 1970, quando os rádio relógios passaram a ser digitais ficando assim mais acessiveis e populares durante a decada de 1980.
   - (Todas as fotos desse blog foram retiradas do site Mercado Livre.com).

   Rádio Relógio de plaquetas
   - Este Rádio Relógio e da marca CCE modelo DT 102:


   Rádio Relógio de plaquetas
   - National modelo RC 4803 A (com selo de garantia):



   Rádio Relógio de plaquetas
   - Panasonic modelo RC 6003:




   Rádio Relógio de plaquetas
   - Panasonic não sei o modelo das fotos:




   Rádio Relógio de Plaquetas
   - Philco Ford um dos modelos mais populares na decada de 1970:



   Rádio Relógio de plaquetas
   - Sanyo modelo RM 5011:




   Rádio Relógio de plaquetas
   - Semp modelo RR 1001 Gold State com logotipo antigo:




   Rádio Relógio de plaquetas
   - Semp RR 1001 com logotipo atual:


(logotipo atual da marca)

   Rádio Relógio de plaquetas
   - Sony modelo Digimac:


11 comentários:

  1. Tem alguns modelos aqui que nao sao de placas sao rodas que giram com numeros crescente mas acho muito legal esses sistema mecanico muito mais legal que os digitais e tirando que eles tinha um motor eletrico ligado diretamente na energia que fazia rodar as engrenagens....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Tenho um rr1001 atual da semp. Ja levei pra consertar mas o rapaz nao conseguiu voce poderia dar uma olhada nele. Pode ser?

      Excluir
  2. Eu adoro Coisas Antigas. Será que vc poderia me ajudar a encontrar estas relíquias?
    Abs. Luis.

    ResponderExcluir
  3. Gostei pra caramba, e coloquei um link do seu blog no meu blog Ximbica Veia & Gambiarra.

    ResponderExcluir
  4. Eu disse que os motores do relogio era ligado direto na energia eletrica mas esqueci de dizer que tem alguns radios que os motores são alimentados direto do transformador com
    10VOLTS/AC para mover o relogio e tambem sendo possivel sair versão 220volts embora que eu ainda não vi nenhum que tenha chave seletora de voltagem todos que eu vi ou são 120 ou 220 VOLTS eu restauro todos os radios dessde tipo que apareçe para mim deixo perfeito de novo essa noite passada fiquei a noite toda restaurando um radio desses mas do preferencia para os de placas...
    Aqui no BRASIL só funciona a versão 60HZ corretamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um que precisa sintonizar e consertar uma bobina FM como faço pra entregar em contato com vc???

      Excluir
  5. Tenho dois para venda um de marca sanyo, modelo RM 5011 tem fotos dele aqui e outro Toshiba, modelo RC 803F. Acabei de anunciar no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  6. O Semp não era de "plaquetas". Tinha rodas. Eu tinha um. Também pode observar que os de plaquetas mostram um corte horizontal no meio.

    ResponderExcluir