segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Marcas Extintas II - Colorado RQ

  Em 1970 surgia uma nova marca de televisores em território nacional que chamava-se Colorado Rádio e Televisão S.A., esta nova marca chamou atenção não só pelo seu slogan "Prestígio e categoria com reserva de qualidade",como também, soube explorar muito bem o momento de espectativa pela Copa do Mundo.
  A marca utilizou-se primeiramente da figura do melhor jogador da seleção canarinho de todos os tempos, nada menos que Pelé que já acumulava alem de títulos inumeros comerciais como garoto propaganda.
  As propagandas dos televisores Colorado RQ durante um longo período da década de 1970, tiveram a imagem de Pelé tornando seus aparelhos cada vez mais populares, alem disso durante a Copa de 1970 nas pequenas cidades do interior brasileiro a marca organizou-se nas praças públicas, colocando seus aparelhos de TV a disposição nos jogos do Brasil.
  Na Copa do Mundo de 1974 a Colorado continuava mantendo o Pelé como garoto propaganda, não somente aparecendo em propagandas como também visitas pelas grandes lojas de eletrônicos da época. A Colorado tinha como "carro chefe" seus televisores Colorado RQ e continuava investindo na imagem do futebou para popularizar a marca, até mesmo sendo patrocinador de campeonatos dentro do Brasil estratégia que teve resultados positivos ate meados da década de 1970.
  No final da década de 1970 a marca acabou perdendo força no mercado brasileiro como tantas outras até que finalmente sumiu em 1979.

  - Não tenho certeza se a marca conseguiu se estabelecer em meio aos televisores à cores pelo motivo de que até hoje não consegui ver nenhum televisor colorido da marca, nem mesmo sendo vendido como sucata, mas sei que existem propagandas que mostram televisores Colorado RQ à cores eu gostaria de saber se este é o verdadeiro motivo da marca ter desaparecido? Já que não encontro em lugar algum na internet a história da marca.
 (As imagens aqui veiculadas foram retiradas do site Mercado Livre.com, assim sendo, alguns modelos encontram-se ainda a disposição para compra no mesmo).

 A seguir algumas fotos das inscrições na parte traseira dos televisores modelo Iguaçu e Ipanema:





  Colorado RQ:
  - Acredito que seja um dos primeiros aparelhos da marca lançado em 1970:





 
  Colorado RQ:
  Este é um dos primeiros aparelhos de 12 polegadas portateis também lançado em 1970
  - O modelo da foto é de aproximadamente 1975:



 
    Colorado RQ:
    - Modelo Ipanema:


  Colorado RQ:
  - Modelo Iguaçu





  Colorado RQ:
   - Este modelo é de aproximadamente 1972:




(Emblema da Marca)

   Colorado RQ:
   - Ultimos modelos de aproximadamente 1975-79




  Colorado RQ:
  - Ultimos modelos portateis aproximadamente 1975-79





(Estes ultimos aparelhos portateis tinham seus gabinetes em varias cores comum nos anos 70)

98 comentários:

  1. Muito eu consertei destas tv´s, eu tenho saudade desta época, ainda tenho uma 12" PB funcionando aqui em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos voce tem ainda essa tv e me diga uma coisa voce nao sabe quem tbem possa ter essa tv e que to procurando pra preencher as coleções e que tenho uma mas so falta consertar ela que ta somente sem imagem mas o som ta perfeito

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A Colorado sempre se anunciou com Colorado Rádio e Televisão....eu nunca vi um Rádio Colorado.

      Excluir
  2. Ola amigo consertei varias destas até na autorizada da colorado eu estive,bons tempos,tive as colorados coloridas valvuladas e as transistorizadas ja no final da época de ouro da marca,quando me parece que ela havia se juntado com a telefunken,era comum ver televisores coloridos semelehntes somente com o logotipo trocado,até hj procuro por estes televisores para coleção são raros se encontrar tem o fm6 se não me engano parecia se montagen alemã com peças blaupunkt,uma coisa bem moderna para época com controle remoto super sonico toda digital.bem espero contribuir com seu blg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma dessa vermelha zap 16 994187970

      Excluir
    2. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789302853-televisor-preto-e-branco-12-pl-telefunken-funcionando-_JM

      Ai esta a tv semelhante a colorado

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Existiu uma tv colorado colorida...era de 26 polegadas e valvulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela era mista, tinha valvulas e transistores. Consertei muuuuuitas destas. Saudades.

      Excluir
    2. A Colorado produziu TVs a cores com projeto próprio, mas em meados dos anos 70 passou a fabricar televisores com tecnologia da Blaupunkt alemã. Eram os aparelhos mais sofisticados no mercado à época e com controle remoto.

      Excluir
    3. CONSERTEI AS P/B E AS COLORIDAS.

      Excluir
    4. Existiu e era uma joia rara da época.consertei muitas dessas colorado acôres. ainda tenho o esquema elétrico desse TV

      Excluir
  5. Marcos abreu voce sabe me dizer eu tenho uma dessas mas so que bege eu acho e que eu consegui resolvaer o problema do transistor de saida de horizontal mas agora a imagem nao aparece voce poderia me dizer o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  6. A Colorado passou a fabricar TV a cores com tecnologia da Bosch - Blaupunkt e acabou sendo absorvida por elas em 1980.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se alguem tiver um tv desse entre em contato. valdirsantana.01@gmail.com já consertei muitas na época.

      Excluir
  7. ola pessoal..tenho um colorado modelo iguaçu....se alguem tiver interesse em comprar ou restaurar..favor entrar em contato comigo por este e-mail claus@cooperhabrs.com.br!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for o colorido valvulado entre em contato. valdirsantana.01@gmail.com

      Excluir
  8. Olá!
    Tenho uma foto de infância ao lado de uma Colorado RQ, modelo Ipanema.

    ResponderExcluir
  9. Também tenho foto da minha infância com a televisão colorado ao fundo, quantas programações que me reportam ao passado como carga pesada, trapalhões, fantástico, planeta dos macacos, novelas, sessão da tarde e outros que eu vivi através deste aparelho. Agora a única maneira de reviver esse passado é através da memória.

    ResponderExcluir
  10. Meu pai Tem uma COLORADO RQ modelo: IGUAÇU e um radio marca SEMP modelo: PT-76 4 faixas OM e 3 OC na tv eu gostava de tarzan, shazan xerife e companhia, globo de ouro, planeta dos macacos, os trapalhões, fantástico e outros no radio meu pai adorava ouvir EDGAR DE SOUZA, ZÉ BETTIO, e o programa LINHA SERTANEJA CLASSE A apresentado por ZÉ RUSSO Minha irmã as radionovelas. Não tenho saudades deste tempo.

    ResponderExcluir
  11. tenho uma colorado vermelha, desta mesma da ultima foto, so q nao esta funcionando. se alguem tuver interesse 'e so me mandar um email. juliana_oliveirasoares@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  12. Meu pai comprou duas tv's colorado em cores em 1978,a aparencia era tipo imitando madeira, usamos as tv's ate 1989.Elas tinham uma mesinha com grades de metal tipo como se para colocar revistas e tinham rodinhas, ate ler este post eu achava que meu pai as tinha comprado no paraguai, incrivel saber que elas eram fabricacao nacional.Naquela epoca poucos programas eram em cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ainda tiver esse aparelho me contate valdirsantana.01@gmail.com

      Excluir
    2. ainda tem esses TVs colorado a côres? valdirsantana.01@gmail.com

      Excluir
  13. Muitas saudades.
    Eu fui funcionário da Colorado RQ no ano de 1975 até o ano de 1977, sai da empresa um pouco antes de ser vendida para a Telefunken.
    A colorado era na rua Alfonso Celso na Vila Mariana SP.
    Eu trabalhava na assessoria técnica da produção. Só saudades... vitvals@ziomail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, se tiver esquemas Horiginais desses televisôres me contate pois ainda trabalho com esses aparelhos.

      Excluir
    2. se tiver os esquemas horiginais desses TVs colorado me resposte. valdirsantana.01@gmail.com

      Excluir
    3. Que legal eu também trabalhei na linha de montagem das tvs colorida na Ricardo Jafet Ipiranga perto da arno, muita saudades

      Excluir
    4. Eu conheci o Sr. Edgar, era o empresário desta marca, mas não me lembro o sobrenome. Você o conheceu? Se lembra o nome completo dele? Eu o conheci na Guizard Imóveis.

      Excluir
  14. Muitas saudades.
    Eu fui funcionário da Colorado RQ no ano de 1975 até o ano de 1977, sai da empresa um pouco antes de ser vendida para a Telefunken.
    A colorado era na rua Alfonso Celso na Vila Mariana SP.
    Eu trabalhava na assessoria técnica da produção. Só saudades... vitvals@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver os esquemas desses TVs me resposte. valdirsantana.01@gmail.com

      Excluir
  15. Ola colegas bom dia,aqui e o carelli de marilia e queria diser que a primeira tv que tivemos foi uma colorado RQ que meu pai comprou na loja do bau,eu tinha uns oito anos e estou a procura de uma colorado a cores daquelas de 26 polegadas se alguem tiver e queira vender mesmo que nao funcione mas que esteja em bom estado entre em contato pelo meu email: edsoncarelli@live.com. e se puder me envie algumas fotos. Abrac,os

    ResponderExcluir
  16. Estas Tvs eram ótimas tanto para uso como consertar muito boas; visitas em:
    http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do PY2255 SWL SE TIVER ALGUM TV colorado RQ. com tecnólogia Blaupunkt da época entre em contato. valdirsantana.01@gmail.com tenho interesse.

      Excluir
    2. tenho uma vermelha 16 994187970 zap

      Excluir
  17. Tenho 44 anos,fui criança nos anos 1970. Tínhamos em casa uma TV Colorado RQ modelo Iguaçu PB, igualzinha às da foto (7ª e 8ª foto de cima pra baixo) de válvulas.

    Por volta de 1978, o meu pai comprou um televisor Colorado a cores, esta era totalmente de transístores. Não me lembro o nome do modelo, mas era muito bom televisor. Ele tinha uma característica peculiar. Quando a energia elétrica enfraquecia, ele permanecia funcionando normalmente. A imagem ficava um pouco fraca, mas dava pra ver perfeitamente e o áudio não era afetado. Lamentavelmente, em 1982, o aparelho apresentou um problema, e por falta de um esquema (uma espécie de mapa com a parte interna do televisor) nas autorizadas daqui de Salvador, acabamos perdendo o aparelho. Acredito que um dos motivos que contribuíram pra isso tenha sido o fato da fábrica já não existir mais naquela época. Até hoje lamentamos a perda.

    Ratificando ao dono do blog, sou uma das pessoas cuja família, possuiu um televisor Colorado a cores, e totalmente transistorizado.

    ResponderExcluir
  18. Trabalhei na empresa quando ainda existia essa marca, depois ela foi vendida para outra empresa que tinha a marca sharp.Isso foi em sbc, bairro paulicéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas se ainda tiver os esquemas ou mesmo um aparelho desses acõres tenho interesse inclusive a colorado Colorado Blaupunkt.

      Excluir
    2. Jonas se ainda tiver os esquemas ou mesmo um aparelho desses acõres tenho interesse inclusive a colorado Colorado Blaupunkt.

      Excluir
  19. consertei em cores e a valvulado era otima a imagem era 26 polegadas tenho vitrola 1952 a valvula da philips funcionado tudo

    ResponderExcluir
  20. consertei televisores em cores tinham imagens otimas

    ResponderExcluir
  21. Tenho muitas para vender,faço preço bom para retirada bairro: Z Norte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Edisin.g se tiver alguma Colorado Blaupunkt, ou colorad a cores. me contate tenho interesse.

      Excluir
  22. Ola! o finado Seu Lunga de Juazeiro do Norte possui um depósito de sucatas cujo seus herdeiros acabaram de jogar essa semana 28 televisões antigas. Eu levei para mim uma Colorado e uma Philco!

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma modelo ipanema funcionando e com manual de instruçoes

    ResponderExcluir
  24. Meu falecido amigo, Rudolf Otto Kreuzer era técnico dela na V Carrõ

    ResponderExcluir
  25. Eu próprio não comprei pois já tinha uma Meu amigo, já falecido, Rudolf Otto Kreuzer era autorizado da Colorado.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns. Nossa história é pouco pesquisada e habitualmente destratada pela mídia. as informações aqui postadas constituem num excelente material.

    Prof. Primo Noli www.primonoli.com.br

    ResponderExcluir
  27. Parabéns. Nossa história é pouco pesquisada e habitualmente destratada pela mídia. as informações aqui postadas constituem num excelente material.

    Prof. Primo Noli www.primonoli.com.br

    ResponderExcluir
  28. Com 03 anos de idade destrui uma dessas no peito. Com direito a uns 35 pontos e um esporro do meu pai que lembro até hoje...

    ResponderExcluir
  29. Quantas saudades!!!
    Trabalhei na Colorado, de fevereiro de 1971 a abril de 1072 na área de RH.
    A fábrica da Rua Afonso Celso, 1065 - Vila Mariana, sofreu um incêndio em 1971 e alguns dias depois já estava produzindo o dobro de aparelhos na linha de montagem instalada numa fábrica desativada da Walita, próxima da Rua Sena Madureira - Vila Clementino. Quando sai em 1972, ainda estava funcionando provisoriamente lá. Pouca gente sabe disso, por isso resolvi informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ruy! Seria possível termos acesso os documentos do RH da Colorado?

      Excluir
    2. Olá, Rui! Eu conheci o Sr. Edgar, o empresário desta marca, mas não me lembro o sobrenome. Você o conheceu? Se lembra o nome completo dele? Eu o conheci na Guizard Imóveis.

      Excluir
    3. Ruy, quando ocorreu esse incêndio eu morava bem em frente a fábrica na Rua Afonso Celso, Vila Mariana - SP.

      Excluir
  30. Alguém conheceu o Sr. Domingos que trabalhava na empresa? Tinha uma filha chamada Aurora. Grato se souberem.
    att
    Fernando

    ResponderExcluir
  31. de fato as colorados eram maravilhosas , consertei varias , inclusive a coc6fm100, colorida , imporatada alemã , um show de tv , nossa que espetáculo, , depois a telefunken comprou a colorado , e logo apos a graditente comprou a telefunken e foi tudo pro saco , que pena , so saudades resta-nos

    ResponderExcluir
  32. Ola boa noite, em 1970 o que apareceu foram os primeiros tv's transistorizados da marca pois, os modelos Iguaçu são do início de 1960, comecei a consertar televisores por volta de 1967, logo após ter feito o curso do Instituto Monitor, tenho alguns aparelhos antigos P/B a válvula mas, Telefunken só tenho um com chassis CH841, de 16" e seletor de tambor, abç.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo excelente texto. Gostaria que você fizesse o mesmo, porém, com rádios valvulados. Exemplo: SEMP, Mullard, Silco, Telefunken, Hikoc, Assunção etc. valeu e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  34. Caros colegas! O final da COLORADO RQ, foi exatamente idêntica a empresa GURGEL, ambas foram pelo governo federal sucumbidas, pois nosso governo, recebia incentivos (propina) das transnacionais para que o mercado fosse somente explorado pelas empresas de fora.

    ResponderExcluir
  35. Quem tiver os esquemas e uma TV colorado a cõres me resposte
    valdirsantana.01@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Trabalhdei na COLORADO na Rua Afonso Celso, Vila Mariana, se não me falha a mamoria entre os anos de 1969 a 1972, na assessoria tecnica de produção e gostaria muito de saber noticias de 2 pessoas que trabalharam comigo, um era um rapaz alto, moreno e magro, que trabalhava na parte externa, diretamento com os fornecedores, na mesma assessoria, chamado DUDU, me parece que era do interior da cidade de Vagina, a outra pessoa se chamava Maria, era braqnca dos olhos claros. Infelizmente perdi o contato, pois retornei a minha cidade de Belém do Para, e agora mais dificil é, pois moro na França. Agradeceria muito a quem me podesse dar alguma informação meu e-mail e face é: eliacibarbier@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quis dizer que o DUDU era de Varginha MG. (só pra ficar melhor)

      Excluir
  37. Em 2015 eu descobri que existe na justiça uma disputa acho que pelo nome "Colorado" mas depois disso não tive mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LX, se puder me passar o numero do processo agradeço.

      Excluir
  38. Parabéns gostei vou até copiar esse,assunto obrigado...

    ResponderExcluir
  39. Em 1972 meu pai comprou uma modelo Iguaçu, uma das primeiras no interior de Bento Gonçalves RS e a vizinhança enchia a casa todas as noites para ver a novela. Saudades daquele tempo.

    ResponderExcluir
  40. Citábria, meu nome é Rafael e também trabalhei na Colorado no Arquivo Geral na Afonso Celso que depois foi para a Rua Luis Góes neste mesmo período, ela entrou em concordata e posteriormente a Telefunken. Bons tempos cheguei a ver o Pelê de perto em uma de sua idas na Fábrica. Sem falar que participava do time da Colorado disputando os Campeonatos Show de bola. decafilho@terra.com.br

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, caso apareçam mais algum ex funcionário: Que tal entrarmos em contato para posteriormente nos reunirmos e tentar recriar a história da Colorado; pensem nisso.

    ResponderExcluir
  42. Amigos estou procurando o esquema da colorado a cores modeo co
    Se alguém puder me ajudar agradeço meu mail é adrianocine@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho ou tinha uma apostila antiga feita lepa Eutec editora que contém alguns modelos qual é o seu?
      meu email: elizeu_2@hotmail.com

      Excluir
  43. Boa tarde, infelizmente não possuo nenhum modelo ou manual dos aparelhos feitos na Colorado, Como trabalhei na parte do escritório e ainda não obtive nenhum contato com ex funcionários fica difícil de poder lhe ajudar; desculpe. Mas não desista e continue tentando ok.

    ResponderExcluir
  44. Alguém lembra do nome do dono da Colorado? Certa ocasião um membro da família Maksoud me apresentou um senhor idoso, de terninho, bem magrinho... isso pelos idos de 1998... ele falou que aquele senhor era dono da Colorado , que fabricava TVs. Ele morava praticamente “ de favor” no hotel. Estive hospedado lá este ano, mas os funcionários de lá não são desta época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns dez anos atrás achei na web uma disputa na justiça pela marca Colorado e perdi o numero do processo e nem sei que fim levou.

      Excluir
    2. Também estou a procura deste esquema. Esta linha parece que não tinha nº ou código de modelo, apenas Colorado RQ - P&B 12'.

      Excluir
  45. Tenho uma dessas da ultima foto...verde só que está sem o cabo da tomada alguém pode me informar com e a ligação? m-matsumoto@hotmail.com... obrigado

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho uma apostila com alguns modelos vou procurar e scanear todos talvez eu possa ajudar os demais.
    meu email: elizeu_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma Colorado RQ, modelo da primeira foto da página. Já faz muitos anos que não experimentamos ela, mas quando paramos de usar estava funcionando. Por fora está perfeitinha, linda. Caso alguém tenha interesse entrar em contato. Moro em Contagem MG. solangediniz@gmail.com.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, sou de Lages SC tenho uma colorado modelo iguaçu ela liga faz barulho no alto falante porém não aparece imagem, alguém poderia elencar os problemas mais comuns pra este defeito?

    ResponderExcluir
  50. Tenho uma TV para vender
    Colorado RQ ano 1970.
    Modelo Iguaçu
    Qto vale
    Atiguidade
    48 996399520
    Antonio

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde
    Sou de Araranguá SC
    Tenho uma colorado RQ.
    Modelo Iguaçu.
    Se alguém tiver internece.
    48 996399520
    Antonio

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, caso apareçam mais algum ex funcionário: Que tal entrarmos em contato para posteriormente nos reunirmos e tentar recriar a história da Colorado; pensem nisso. Onde estão os ex - funcionários, vamos criar uma pasta dos ex funcionários. As, Rafael Decânio

    ResponderExcluir
  53. e-mail - decafilho@terra.com.br - deixem mensagem

    ResponderExcluir
  54. Tenho uma modelo portátil verde igual a essa da foto. Não está funcionando pois passou muito tempo parada. Mas qdo chegou a mim ainda funcionava.

    ResponderExcluir
  55. Tenho uma colorado 1975 Rq para vender igual a 10 foto desse anuncio. Contato 35 9 9815 6737

    ResponderExcluir
  56. Olá. Sobre este modelo que vc disse ser de 1972, me permita fazer uma observação. Minha mãe comprou uma em 69. Eu tinha 6 anos. Lembro de ver nela o homem na lua e pouco depois, lembro do meu pai com um amigo vendo a Copa 70. E eles diziam:"a imagem é tão boa que parece que estamos no campo..."
    Esta tv foi a única da casa até o inicio dos anos 80, qdo foi substituída por uma a cores. Apesar dos cupins,nunca foi ao conserto, porém, no final, passei muita raiva com as antigas listras verticais, que eu "consertava" dando tapas na caixa lateral.

    ResponderExcluir
  57. Rafael, por acaso você também jogou no Nakata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Francisco, joguei no Nakata sim, e me lembro bem de você, entre em contato para nos falarmos, Grande abraço e fique com DEUS. Não vejo a hora de retomarmos nossa amizade.

      Excluir
  58. Estou precisando do esquema eletrico da colorado rq mod. Iguaçu... 11 982860564

    ResponderExcluir
  59. Sim a colorado fabricou muitas TVs coloridas, a valvula e transistorizadas. Participei dos últimos 3 anos de produção na Vila Mariana.

    ResponderExcluir